Cafezinho na Nave / Conheça Pockets Comics

Olá, Cruzadores. Este é o nosso primeiro Cafezinho na Nave de 2019, e para degustar o líquido negro, trouxe para vocês uma dupla muito talentosa, cujo trabalho encontrei no Facebook: Isabella e Renato, os responsáveis pela Pocket Comics.

Quem faz o Pockets Comix?

Renato Lima: A criação é em conjunto.

Isabella: Entre o Renato (roteirista e editor das Pockets) e eu (Isabella Amaral), responsável pelas ilustrações.

Cafezinho na Nave

Renato: Um completa o trabalho do outro, desde o início do projeto.

Como vocês se conheceram?

Isabella: Em 2006, durante um workshop de quadrinhos ministrado pelo Renato. Eu estava fazendo Cinema, queria buscar algo relacionado a desenho, mas ainda estava meio perdida. Fiz o curso com a intenção de aprimorar minha técnica, desenvolver meu traço. Mas consegui muito mais, porque o Renato me apresentou vários autores que abriram minha cabeça e me influenciaram muito, o que foi fundamental pra que posteriormente eu decidisse seguir por esse caminho.

Renato: Acho que o grande lance é esse: expandir o seu horizonte com relação aos quadrinhos. Há muita discussão com relação à quem lê super-heróis, quem lê quadrinhos independentes, quem lê mangá… Se esse ou aquele quadrinho é para menino ou menina, infantil ou adulto, se é literatura ou não… E você pode perder a chance de ter um contato com uma obra magnífica por conta de um preconceito, por se limitar a um gênero. Tem tanta coisa boa para ler por aí e tão pouco tempo nessa vida. Tantas histórias de bolso para ainda serem contadas. =)

 Como surgiu a ideia?

Isabella: Após alguns encontros e trocas de idéias (por volta de setembro de 2012), percebemos um desejo mútuo por produzir quadrinhos que retratassem situações cotidianas.

Renato: Como uma mini crônica da cena de hoje. Sutil e poética algumas vezes, bem-humorada em outras.

Isabella: Quando mostrei meu trabalho atual pro Renato, ele achou que casava bem com os roteiros que estava produzindo e eu também me identifiquei bastante com o que ele tinha a dizer. Após algumas conversas para definir o visual dos quadrinhos, começamos efetivamente a produzir com o intuito de atingir o público da web.

Renato: Por isso a idéia de um quadrinho que coubesse sem cortes na timeline do Facebook. Para facilitar a visualização e o compartilhamento, como ocorre com os memes.

 Como é o processo de criação?

Renato: Eu envio as idéias esboçadas (rabiscos mesmo) para a Isabella, com algumas indicações.

Isabella: Em cima disso eu trabalho as ilustrações, com aguadas de naquim e depois tratamento digital.

Renato: A Isa também cuida da diagramação do texto e acrescenta detalhes que não estavam no roteiro original, o que sempre me surpreende!

Quais as intenções com este projeto?

Isabella: No início, não pensamos em focar num determinado gênero apesar de algumas pessoas terem identificado as histórias especificamente com o público feminino.Renato: Acharam até que era o contrário: que eu desenhava os roteiros da Isa. rsrsrs

Simplesmente são observações do que acontece conosco e ao nosso redor, com os nossos amigos e amigas. E também inspiradas nos quadrinhos autorais que curtimos.

Isabella: Os personagens e casos roteirizados pelo Renato são bastante diversificados, gerando muitos comentários de pessoas que se vêem de alguma forma retratadas ali ou que conhecem outros que já viveram a mesma situação, o que também estimula o público a compartilhar as Pockets.

Renato: A resposta do leitor é imediata nas redes sociais e um super incentivo para nós. A nossa intenção é lançar mais coisas dentro do universo das Pockets.

O que vocês fazem quando não estão criando?

Isabella: Dificilmente não estou desenhando alguma coisa, mesmo que não seja pra Pockets!

Mas é sempre bom buscar inspiração não apenas nos quadrinhos, então gosto de me abastecer de referências no cinema, na música, na dança, na literatura, enfim, no que inspirar (que não precisa ser necessariamente nas artes também…pode ser na natureza, no cotidiano, nas pessoas, na vida como um todo se você estiver atento e aberto).

Atualmente estou trabalhando em algumas ilustrações para estampas, tanto de camisas quanto de cadernos. Espero em breve já poder divulgar alguma coisa. E quando não estou dançando ballet, curto ouvir um bom som: Morrissey, Beirut, Arcade Fire etc

Renato: Eu respiro desenho e música! rsrsrs

Quando não estou envolvido com storyboards (para publicidade e cinema) ou ilustração, estou produzindo ou discotecando em alguma festa bacana (no caso, a College Rock Party e a Yellow Submarine). E o meu lado adolescente leitor de quadrinhos ainda persiste, tento acompanhar o que sai nas bancas.

Isabella: E as festas são ótimas fontes de inspiração para as Pockets!

coracao

Vocês publicam trabalhos em outros lugares? 

Isabella: Sim, no www.bellasamaral.carbonmade.com/

Renato: Eu acabo trabalhando sempre por indicação, de uma produtora para outra. Mesmo no facebook, não costumo postar tanto os meus desenhos mas vou dar um jeito nisso esse ano,rsrs

Mas um dos locais onde sempre tem um desenho novo é no site Digestivo Cultural pois ilustro as crônicas da minha amiga Elisa Andrade Buzzo.

Tags: No tags

Comments are closed.