O Cruzador Fantasma esteve de folga para as comemorações de fim de ano, mas agora os propulsores começam a ser ligados e novas raças alienígenas escravas começam a entrar na sala das máquinas para fazer essa nave voar! Nada melhor do que começar 2013 com boas notícias, principalmente para os fãs de mangás.
A surpresa foi liberada pela colunista Raquel Cozer, da Folha de S.Paulo, pouco antes do Natal!

Em breve teremos títulos clássicos japoneses publicados pela editora L&PM…
Publicada originalmente pela East Press, sob edição de Kasuke Maruo, a coleção conta com 44 títulos, porém apenas 11 serão lançados pela editora gaúcha que surpreendeu a todos ao explorar um estilo de publicação que não possui muito destaque no Brasil, muito menos é de interesse da maioria. Algumas editoras como, por exemplo, a JBC já tentaram publicar algo dessa linha com o lançamento de “Rei Lear” e “O Capital“, porém não investiram num tratamento que chamasse atenção e não valorizaram a qualidade do material. Resultado: fracasso de vendas e retirada de circulação!
Sem muitas informações sobre os títulos, apenas “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, “Manifesto do Partido Comunista”, de Marx e Engels, “Interpretação dos Sonhos”, de Freud, “Hamlet”, de Shakespeare e “Em Busca do Tempo Perdido”, de Proust, foram anunciados para esse ano, sendo dois deles lançamentos consecutivos em fevereiro.
O que mais surpreende é que, além de títulos “exóticos”, a editora L&PM já teve uma chance com os lançamentos de “Solanin” e “Aventuras de Menino” em 2012, mostrando que ainda tem muito que aprender com o mercado de mangás no Brasil. Por ser uma editora com abordagem mais madura e com público-alvo mais velho que o convencional encontrado pelas editoras Panini e JBC, só o tempo para nos dizer se teremos ótimas edições de clássicos e sucessos de venda no exterior ou se não somente as editoras, mas o público brasileiro precisa aprender que cultura japonesa vai além do sushi e mangá é muito mais que Dragon Ball (por quê Naruto já sofreu bullying demais)!
Tentaremos contato com a editora L&PM para mais informações e, quem sabe, material para resenharmos! 2013 promete muitas surpresas para os fãs de mangá, com lançamentos convencionais e tentativas de expandir o mercado que, hoje, está muito engessado com relançamentos.