Como seria o seu dia se este fosse o seu último dia de vida?
É uma pergunta, ao mesmo tempo, complexa, simples e totalmente cliché mas que retrata – ou melhor – resume muito bem a “premissa” de Daytripper.

Daytripper é uma obra nascida das mãos e mentes dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, quadrinistas a frente do blog 10 pãezinhos e responsáveis por obras como Umbrella Academy e Casanova. Nela acompanhamos a(s) vida(s) de Brás de Oliva Domingos, um não-romancista fracassado e escritor de obituários.
Sua história começa exatamente no ponto em que sua vida termina, o que pode parecer meio sem sentido, quiça confuso mas que norteia muito bem toda a narração.
No quadrinho somos apresentados a diversas épocas da vida de Brás, com várias versões diferentes dele mesmo, desde um pequeno garotinho até um homem de idade avança e, não perdendo o gancho da pergunta que abriu esse post, vemos como foram os últimos momentos e as últimas decisões da vida de Brás em cada uma dessas versões, dessas épocas.
Por vezes essas passagens mostram-se grande viagens lisérgicas enquanto outras apresentam-se como reflexões realistas e cruas demais. Aproveitando-se de diversas ferramentas de narrativa e um pouquinho da marotagem teórica do paradoxo do gato de Schrödinger, vemos como Brás conseguiu vislumbrar várias versões, vertentes e desenrolamentos de sua vida a partir de cada decisão que ele possa ou não ter tomado.
São histórias que não se ligam, não partem – em momento algum – de um lugar comum e, definitivamente, não acabam no mesmo lugar somente da mesma maneira porém, ainda assim, mostram como aquele velho ditado de que “o destino é imutável e nenhuma decisão sua pode mudá-lo” pode ser bem verdade, até quando o seu destino não é o que realmente lhe parece.
Daytripper nasceu um clássico e sair de uma publicação mensal na Vertigo americana, assinada por dois estrangeiros, e tornar-se um encadernado premiado pelo Eisner Award (o Oscar dos quadrinhos, sic) é a pura prova disso. É um quadrinho complexamente simples, envolvente, dramático e belo no sentido mais puro da palavra.
E, nas palavras de Gerard Way – parceiro dos irmãos em Umbrella Academy – e Becky Cloonan:
Eles eram dois garotos viajando pelo mundo com o portfólio debaixo do braço e agora estão finalmente realizando a obra de suas vidas. O que mais espanta é que, para eles, isto é só o começo.
Gerard Way
Moon e Bá desenvolveram uma história assustadoramente humana, enredando os momentos que definem quem somos para tecer uma trama sobre vida e morte. Daytripper é uma experiência que vai seguir te acompanhando muito depois de terminada a leitura.
Becky Cloonan
Daytripper coleciona prêmios e fãs, além de ser – de longe – a HQ brasileira de maior sucesso no exterior, atualmente.
Para comprar
Edição capa dura, na Saraiva
Edições de cartonada ou capa dura (R$24,90 / R$62), na Comix