The Stuff of Legend: Omnibus One

Eu tinha acabado de baixar o Comixology no celular e estava pegando tudo quanto era edição gratuita disponível. Foi assim, despretensiosamente, que tomei contato com o primeiro volume de The Stuff of Legend. E que surpresa fantástica! O quadrinho de Mike Raicht e Brian Smith, com arte de Charles Paul Wilson III, precisou de apenas o primeiro volume para me cativar.

De início achei que ia ser apenas uma história ao estilo Toy Story, com brinquedos fofinhos em um enredo infantil – e cheio de referências nerds, como tudo hoje em dia. Mas é justamente na última página (dupla) que a HQ mostra a que veio. A história tinha potencial. Muito potencial! Tanto que tempos mais tarde chegou a notícia: The Stuff of Legend teve seus direitos comprados pela Disney, e será adaptada pelos roteiristas de Jogos Mortais e Círculo de Fogo. Fiquem de olho!

O quadrinho conta uma história de amizade e de fidelidade. Mas também conta uma história de ciúmes, inveja, traição e abandono, elevada a um nível muito mais visceral que qualquer história da Pixar. Tudo começa em 1944, quando o Bicho Papão invade o quarto de um garoto do Brooklin e o leva para o Escuro (The Dark). Decididos a trazê-lo de volta, um grupo de alguns dos seus brinquedos mais fieis – e seu cachorrinho – resolvem entrar no armário e resgatar o garoto das garras do ser das trevas. E logo no primeiro volume um deles já morre de maneira tenebrosa.

Os conceitos por trás da história são o que trazem o verdadeiro charme à narrativa. Quando cruzam as portas do armário os membros do grupo deixam de ser apenas brinquedos e assumem as personas que representam. Maxwell, de ursinho de pelúcia, torna-se uma fera gigantesca e assassina, com enormes garras, presas e uma gravatinha colorida. Jesper, o jack-in-a-box (um dos melhores personagens da história) torna-se um bufão mascarado extremamente hábil e elegante, que combate armado com duas machadinhas. O mesmo acontece com Coronel, um soldadinho de chumbo; com Harmony, a bailarina; com Princess, uma boneca de pano indígena; Quackers, o pato e com Percy, o cofrinho em forma de porco.

O Bicho Papão atraiu para suas fileiras todos os brinquedos perdidos ou esquecidos atrás da prateleira, alimentando-os com ódio e ressentimento de um dia terem sido os favoritos – e mesmo assim terem sido deixados de lado. Este mesmo sentimento negativo também está espalhado no próprio grupo de resgate. Os brinquedos não gostam do cachorro, que acabou de chegar e já tomou o espaço do garoto como o favorito para as brincadeiras. Maxwell e o Coronel também carregam a pecha de sempre terem tido espaço especial no coração do menino, enquanto os outros ficavam na caixa. É brilhante o diálogo em que o Bicho Papão questiona Percy sobre qual seria seu destino final, após guardar tão fielmente as moedas da criança. “Ele me quebra”, conclui o porco, lacônico.

 

A cada página você encontra novos conceitos fantásticos que acrescentam muito à história: desde a manifestação dos jogos de tabuleiro, dos monstros feitos de massinha e até mesmo do que acontece aos velhos brinquedos da nossa primeira infância. Dá uma vontade danada de resgatar tudo das caixas e recuperar a diversão que os bonecos tanto trouxeram às nossas vidas.

Depois de ler no Comixology, corri para um torrent e baixei tudo o que havia sido publicado até então, mas a história absorvia tanto que na primeira oportunidade comprei o primeiro Omnibus – na época por menos de 20 dólares. O encadernado junta os dois primeiros arcos (The Dark Book e The Jungle) em uma bela edição de 260 páginas, em capa dura e formato diferenciado.

 

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